7.30.2009

E então, falando de si, Elizabeth Gilbert acabou me descrevendo de uma forma única e tã exata:
 

A verdade é que não acho que seja boa em meditação. Sei que estou fora de forma, mas sinceramente nunca fui boa nisso. Não consigo fazer minha mente se aquietar. Certa vez, disse isso a um monge indiano, e ele falou: "É uma pena que você seja a única pessoa da história do mundo que já teve esse problema." Então o monge me citou um trecho do Bhagavad Gita, o mais sagrado dos textos antigos de ioga: "Ó Krishna, a mente é inquieta, turbulenta, fone e irredutível. Eu a considero tão difícil de domar quanto o vento. A meditação representa, ao mesmo tempo, a âncora e as asas do ioga. A meditação é o caminho. Existe uma diferença entre meditação e oração, embora ambas as práticas busquem uma comunhão com o divino. Ouvi dizer que a oração é o ato de falar com Deus, enquanto a meditação é o ato de escutar. Adivinhem qual dos dois é mais fácil para mim. Posso passar o dia inteiro tagarelando com Deus sobre os meus sentimentos e os meus problemas mas, quando o negócio é entrar no silêncio e escutar... bom, aí a história é outra. Quando peço à minha mente para descansar e ficar imóvel, é surpreendente a rapidez com que ela se torna (1) entediada, (2) irritada, (3) deprimida, (4) ansiosa ou (5) todas as respostas acima.

 

Como a maior parte dos humanóides, carrego o fardo daquilo que os budistas chamam de "mente de macaco" - pensamentos que pulam de galho em galho, parando apenas para se coçar, cuspir e guinchar. Desde passado remoto até o futuro desconhecido, minha mente fica pulando a esmo pelo tempo, tendo dúzias de idéias por minuto, descontrolada e sem disciplina. Isso, em si, não é necessariamente um problema; o problema é o apego emocional que acompanha o pensamento. Pensamentos felizes me tornam feliz, mas - vupt! - com que rapidez torno a me prender a preocupações obsessivas, estragando a felicidade; e então basta a lembrança de um momento de raiva para eu começar a ficar exaltada e brava de novo; e então minha mente decide que aquela pode ser uma boa hora para começar a sentir pena de si mesma, e a solidão não demora a chegar. Afinal de contas, você é o que você pensa. As suas emoções são escravas dos seus pensamentos, e você é escravo de suas emoções.

O outro problema de toda essa pulação pelos galhos do pensamento é que você nunca está onde está. Você está sempre remoendo o passado ou especulando sobre o futuro, mas raramente pára no momento presente. É um pouco como o hábito da minha querida amiga Susan, que - sempre que vê um lugar bonito - exclama, quase em pânico, "Que lindo isto aqui! Quero voltar aqui algum dia!", e preciso lançar mão de todo o meu poder de persuasão para tentar convencê-la de que ela já está lá. Se você estiver buscando a união com o divino, esse tipo de oscilação para frente/para trás é um problema. Existe um motivo pelo qual Deus é chamado de presença - porque Deus está bem aqui, agora. O presente é o único lugar onde se pode encontrá-lo, e o agora é o único momento.


(Comer, rezar e amar)
 
...e eu pude entender o porquê da paixão pela yoga e o fato de simplesmente não conseguir aquietar minha mente e aplacar minha ansiedade-monstro. Mas se tudo na vida é aprendizado, eu chego lá.

Ommmmmmmmmmmmmmmm....
 
 
 
 

6 comentários:

  1. este texto é do livro comer, rezar amar? eu estou atrás deste livro faz tempo! aqui no c não se acha, só na capirtar! sabe que eu sou assim tb, alias nem rezar eu consigo, me pego pensando em outra coisa já, será que realmente alguém consegue fugir dos pensamentos? tenho minhas dúvidas, a mente está sempre ali alerta, ou sou eu que sou a doida!(bom disto tenho certeza - graças a Deus eu não sou normal)! pronto já mudei de assunto!
    doida de pedra nem ommmmm nem auuumnnnn!
    gostei dos teus comentários - acho que uivo!iurruuu- hoje eu to menos normal ainda!

    ResponderEliminar
  2. Amei esse livro!

    Eu também não consigo acalmar a mente por muito tempo, mas já consigo períodos de silêncio mentla. Tão bom!!!

    Beijo!

    ResponderEliminar
  3. minha mente NUNCA se acalma! até mesmo quando estou dormindo, todas as noites eu sonho. muitas vezes mais de um sonho por noite! até queria conseguir essa calma alguma vez! mas eu já sou elétrica por natureza eu acho! HAHAHAHA !

    beijos ;*

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei muito desse livro, li ano passado e tem até post no meu blog sobre ele! E sim, eu te entendo perfeitamente: também tenho mente de macaco. Basta ver o nome e descrição do meu blog, rsrsrsrsrs...

    ResponderEliminar
  5. Oi Querida estou a procura de novas amizades, e vou te linkat, tah! Abraço....

    ResponderEliminar
  6. Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, Lô!
    É assim mesmo. Qdo fiz Swásthya Yoga penei para conseguir me meditar, e na boa, acho que nunca cheguei lá de fato.
    É preciso treinar, é preciso viver o hoje e pronto, mas me diga: Como fazer isso???
    :)
    Bjs

    ResponderEliminar