5.25.2009

Das boas idéias...

Você ficaria um dia por semana sem comer carne?


Ghent, uma charmosa cidade medieval na Belgica, passará a ser vegetariana todas as quintas."Donderdag–Veggie Dag" que significa em português "Quinta – O dia Vegetariano", implica que em todas as quintas todos os restaurants terão que ter um prato vegetariano no cardápio e as escolas terão refeições sem carne.

veggie thursday photo

O conselho da cidade introduziu esse programa para combater a obesidade e a emissão de gases estufa. "É bom para o clima e para a saúde" afirmou um dos integrantes do conselho. "O dia sem carne não é obrigatório, é apenas uma forma de incentivar a alimentação saudável".

O conselho da cidade teve apoio da Associação Ética Vegetariana de Flanders, para introduzir esse experimento. De acordo com dados da ONU, a produção e consumo de carne são responsáveis por 18% das emissões globais de gases estufa, esse valor supera as emissões dos carros.
A associação vegetariana afirma que "se todos em Flanders deixarem de comer carne um dia por semana, nós evitaremos a mesma quantidade de CO2 em um ano equivalente a retirada de 500.000 carros das ruas". Todos os políticos se comprometeram em não comer carne nas quintas e todos estão convidados à se juntar.

O lançamento da quinta-feira vegetariana será uma grande festa, onde locais serão convidados a assinar uma declaração de que não comerão carne ou peixe nas quintas e em troca receberão uma sacola com brindes. Além disso, serão distribuídos sem nenhum custo, petiscos vegetarianos, vinho produzido por agricultores locais, livretos de receitas vegetarianas e cerca de 90.000 mapas, que ajudarão as pessoas a encontrar estabelecimentos e restaurantes vegetarianos. Haverá simultaneamente uma grande feira de vegetais no local.
************
Recebi por email, mas taí.
Boas idéias merecem ser divulgadas.
Tenho saído bem menos que habitualmente fazia simplesmente por falta de opção.
Eu adoraria sair para almoçar e saber que todos os restaurantes oferecem ao menos UMA opção de alimentação sem carne.
Cansei de comer só a batata frita do acompanhamento. E, estando de dieta, essa opção é fora de cogitação.
Assim, fico em casa, peço meus orgânicos limpinhos e perfumados e faço a minha própria comida.
Pra mim e pros meus - que adoram, por sinal.
É ambientalmente, financeiramente e saudavelmente mais viável.

Sem comentários:

Publicar um comentário