5.09.2004

Almanacão da Larinha - Uma reedição das melhores histórias


Diga-me o que comes e eu lhe direi quem és

Paladar é igual impressão digital. Cada um tem o seu. O que parece extremamente apetitoso pra um, para outro pode causar revertérios estomacais.
Na linha da normalidade, por exemplo, eu sou incapaz de me aproximar de bacalhau. De qualquer jeito. Como tudo o que vem do mar. De algas a peixes, de camarão a ostras. Menos bacalhau. Não desce. Não posso nem com o cheiro. E coalhada é outra coisa que me dá calafrios. Em compensação, adoro bife de fígado. Tem gente que saliva só de pensar em dobradinha, vaca atolada, jiló, quiabo, rabada, buchada, misturar doce com salgado: arroz com passas, banana a milanesa... e por aí vai. Tenho uma prima fissurada por cebola. Come como se fosse maçã. Mas essas estranhezas não assustam tanto.
As misturinhas esdrúxulas. Quem não tem a sua preferida!? Entenda-se misturinha esdrúxula por tudo aquilo que você come e, quando alguém vê, faz *Ughs*. Eu adoro goiaba com sal. E laranja também. Minha sobrinha come batatinha do Mc Donald's com o Sundae. Minha irmã de coração, também. Além de arroz com maionese. Eu já prefiro com catchup. Aliás, catchup em tudo. A hermã adora fazer melequinhas, dissolvendo a bolacha de maizena na laranjada. Sem falar que come arroz e feijão com abacaxi. Acho que é mal de família. Eu sou tarada por farofa. Como pura. Mas meu irmão exagera. Com macarrão não dá não!!! Meu pai é uma coisa meio draga. Come tudo o que aparece. Minha mãe nem liga se tem sobra do dia anterior. Coloca lá em cima e Daddão manda pra dentro. O falecido comia arroz, feijão e vinagre. Uma amiga já gosta com queijo ralado. Aliás, acho que arroz e feijão é a dupla que mais dá possibilidades. Tenho um amigo que come Biscrock. E Bis congelado, já experimentou? É muito bom. Eu sei de gente que come melancia com catchup. E já vi comerem com farofa, também. E os caroços do mamão. Teve uma época que eu peguei mania de pé de galinha. Minha mãe cozinhava e eu ficava roendo o danado a janta toda. Coisa mais sem gosto de nada. A moda, agora, nasceu na Trash. Mergulhar o pirulito no copo de Vodka mais próximo. Mas aí já saímos do quesito esdruxulismo para entrarmos nas manias gastronômicas. Tem coisas que são pequenas marquinhas registradas. Uma vez, um namorado disse que saberia se era eu mesma ou se tinha sido abduzia por ETs e trocada por um cyborg. Ele disse que era só me levar no Mc Donalds. Porque eu sempre como os nuggets quadradinhos e pontudos. E enrolo pra comer os redondos. Eu adoro deixar o sorvete derreter, pra tomar o caldinho. E quando faço banana amassada, adoro lamber o prato. Quem nunca bebeu leite condensado direto da lata, logo que ela é aberta e sai aquela primeira golfada? E raspar a lata depois também é essencial. Assim como passar o dedo no cantinho do bolo. Arroz embaixo, feijão por cima. Sempre. E o restante bem separadinho. Depois eu faço uma mistureira danada. Adoro brincar com a clara em neve. Fico fazendo esculturas e esqueço do mousse ou do bolo. Cozinhar spagueti significa, obrigatoriamente, comer pelo menos um fiozinho cru. Comer peixe tem que ser em prato separado. Morro de medo de engasgar com a espinha. Coxinha eu sempre começo a comer pela pontinha. No quesito Mc tudo, primeiro a batatinha, depois o lanche. Se a minha bebida vem com gelo, eu tenho mania de mastigar uma pedrinha. Suspiro é a perdição, mas tem que deixar derreter na boca. Fica meio grudentinho chicletinho. Eu sempre corto a bundinha do pão. E esburaco a margarina. Suco de caixinha, eu primeiro assopro, depois chupo no canudinho. Beber água direto da garrafa na geladeira não entra aqui. Todo mundo faz ou já fez isso. Adoro roer o caroço da azeitona, para pegar a pequena amêndoa. E abrir a bolacha recheada, comer cuidadosamente o biscoito para depois comer o recheio. Minha mãe até hoje não entende, mas eu tenho uma tara por arroz branco recém-cozido. Ao menos uma colherada eu tenho que comer, assim, purinho mesmo. E Nescau tem que ser com o pó do chocolate todinho dissolvido. Nada de pelotas. Pudim tem que ser molengo. Duro empapuça na boca e me dá ânsia. Mas quando tem churrasco, eu faço uma paçoca de farofa com vinagrete. Enjoada com umas coisas, desencanada com outras... Vai entender... Só sei que esse papo todo me deu uma fome dos diabos. Vou ali, tomar uma sopa cheinha de arroz, porque segundo os meteorologistas, hoje é o dia mais frio do ano. Bon apetit!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário