8.28.2003

.s.t.r.e.s.s.


O que é stress
O stress é a conseqüência da adaptação de nosso corpo e nossa mente as mundanças. Mesmo as situações que requerem mudanças ou adaptações podem gerar um grau de stress. Em termos mais científicos, o stress é a resposta fisiológica e de comportamento de um indivíduo que se esforça para adaptar-se e ajusta-se a pressões internas e externas. Como a energia necessária para esta adaptação é limitada, o organismo entra finalmente na fase de esgotamento.

O stress é pessoal - Cada pessoa reage de forma diferente a um mesmo estímulo. Também reage de maneira diferente, de acordo com seu estado de espírito. Por exemplo: enquanto uma pessoa se depara com o semáforo vermelho no trânsito e entende que isto é necessário para a organização do trânsito, outra pessoa pode interpretar o mesmo semáforo como um fator de perturbação (se estiver atrasado por exemplo).

Realidade ou imaginação - Segundo a visão que temos do passado ou do futuro podemos favorecer reações de stress. Uma visão pessimista pode favorecer estas reações enquanto que reações positivas produzem efeito contrário.

A curva do stress - Uma certa dose de stress é indispensável para nossa saúde e capacidade produtiva. Acontecimentos felizes também produzem stress, como por exemplo o nascimento de um filho ou ganhar na loteria. Por isso se fala em stress positivo e stress negativo.

As principais características da fase positiva são:

vitalidade
entusiasmo
otimismo
resistência física

Na fase negativa estamos propensos a apresentar:

cansaço
irritabilidade
falta de concentração
depressões
pessimismo
suscetibilidade e enfermidades
nervosismo
mau humor

O stress produz em nosso organismo um desequilíbrio porque diversas funções se aceleram, provocando uma demanda maior de vitaminas e sais minerais. Quando esta demanda não é atendida, o organismo apresenta sinais de carência que, no início, se caracterizam por sintomas com os detalhados na fase negativa. Se, depois desta fase inicial, ainda existir carência de vitaminas e minerais, forma um circulo vicioso, com agravamento gradual dos sintomas.

Anatomia do stress

A reação de stress e suas conseqüências afetam principalmente:

os sentidos de percepção
o sistema nervoso
o equilíbrio hormonal
o aparelho digestivo
as funções respiratórias
a pele
o aparelho urogenital
o sistema imunológico.

Sintomas do stress

As reações desencadeadas pelo stress atingem o cérebro a totalidade das funções do organismo:


Insônia: o sono tem grade importância para a resistência ao stress, uma vez que é a principal fonte de recuperação física e mental.

Cansaço físico e mental: uma certa dose de stress nos estimula a um maior rendimento. Mas além deste limite produz o efeito contrário.

Ansiedade: é importante ressaltar que a ansiedade não é apenas um sintoma, mas também uma causa do stress.

Abuso de álcool e fumo: muitas vezes as pessoas recorrem a estes vícios para combater o stress. Entretanto, eles não apenas não apenas não servem para este propósito como contribuem para aumentar o nível de stress.

Abuso de medicamentos: esta atitude alivia os sintomas, mas combate as causas. Por isso, é conveniente que a ingestão de medicamentos seja por tempo limitado e apenas com prescrição médica.

O sistema imunológico: um quadro de stress prolongado debilita o sistema imunológico.

Enfermidades cardiovasculares: além destas enfermidades, o stress pode levar à hipertensão, arteriosclerose e infarto de miocárdio.

Outros sintomas possíveis: perda de apetite, problemas digestivos, úlceras gástricas, obesidade, contrações musculares, dores de cabeça, agressividade, transtornos psíquicos, problemas sexuais, e outros.

Causas do stress

entre as principais causas do stress, podemos citar:

Mudança : uma certa dose de mudança é necessária. Entretanto, se as mudanças ultrapassam nossa capacidade de adaptação, entramos na fase negativa do stress.

Sobrecarga: a falta de tempo, o excesso de responsabilidade, de falta de apoio e expectativas exageradas contribuem para criar este quadro.

Alimentação incorreta: em casos de stress, deveríamos nos preocupar particularmente com a alimentação. Na maioria das vezes isto não ocorre, o que gera um círculo vicioso. Não é apenas importante o que comemos mas também como nos alimentamos.

Fumar: o cigarro libera a nicotina que provoca reações de stress

Ruídos: a irritação e a perda de concentração causada pelo ruído podem provocar reações de stress

Baixa auto-estima: as pessoas com baixa auto-estima são mais propensão stress.

Medo: o medo faz com que as pessoas se preocupem sem necessidade, tenham uma atitude pessimista em relação à vida ou se lembrem de experiências desagradáveis do passado.

Trânsito: os congestionamentos, os semáforos e a contaminação do ar podem desencadear reações de stress
alteração do ritmo habitual do organismo: isto provoca irritabilidade, problemas digestivos, dores de cabeça e alterações no sono.

Progresso: o progresso técnico, o aumento das pressões e a sobrecarga de trabalho aumentam o nível de exigências, o que pode gerar reações de stress

***___***

Well... auto-diagnosticada já.

Alguém conhece um bom terapeuta, que cobre baratinho e seja perto da minha casa!?

Ou eu posso me auto-medicar, também. Férias definitivas do serviço, emprego no Zôo com o mesmo salário daqui, um lugar de mato verde, pra plantar e pra colher, uma casinha branca com varanda...

Se eu não voltar em 24 horas é porque infartei.

Sem comentários:

Enviar um comentário