1.17.2003

...It´s my life, is now or never...

Nem a chuva torrencial, nem o calor insuportável, nem a boca costurada me seguraram em casa hoje. Depois de dois anos, eu retomei o mesmo caminho. Aquele que, diariamente, me levava ao calvário. Foram cinco anos de luta, problemas mil, mudança de turma por razões alheias à minha vontade, impaciência, decepção e quase nada bom para recordar. Durante cinco anos eu me arrastei até o local onde eu jurei nunca mais pisar, após a minha colação de grau.

O mundo dá voltas, muitas voltas. E lá estava eu novamente, cruzando os portões da Universidade, com o diploma de Direito na mão, para fazer a minha matrícula no tão sonhado curso de Biologia.E, dessa vez, tudo vai ser diferente. Não há mais uma obrigação a ser cumprida. Não houve stress de vestibular e indecisões vocacionais sem fim. Desde que me conheço por gente sonho em me tornar uma bióloga. Não.. não daquelas de laboratório, não. Quem me conhece sabe que eu tenho faniquitos por ter que passar o dia todo sentada atrás de uma mesa e uma tela de computador. Nada de genética, microscópios ou coisas do gênero. Trabalho de campo, mesmo. Selva, animais, muitos animais, sobe morro, desce morro, mergulha, sobe em árvore, come pó, observa, anota, faz e acontece. Olha só o que me espera:

1º Semestre
Disciplinas CH
Anatomia Humana 72
Biologia Celular 72
Biologia dos Invertebrados I 72
Química 72
Português Instrumental 72
Psicologia da Educação 72
Total: 432

2º Semestre
Disciplinas CH
Bioestatística 36
Geologia I 36
Biologia dos Invertebrados II 72
Física 36
Bioquímica 72
Morfologia Vegetal 72
Estrutura e Func. da Educ. Básica I 36
Histologia e Embriologia 72
Total: 432

3º Semestre
Disciplinas CH
Geologia II 36
Biologia dos Vertebrados 72
Genética Geral 72
Didática 72
Ecologia Geral 72
Estrutura e Func.da Educ. Básica II 36
Sistemática Vegetal I 72
Total: 432

4º Semestre
Disciplinas CH
Biofísica 72
Instrumentação para o Ensino 72
Ecologia Populacional 72
Sistemática Vegetal II 72
Genética Humana 72
Biologia Molecular 72
Total: 432

5º Semestre
Disciplinas CH
Imunologia 36
Fisiologia Vegetal 72
Mecanismos da Evolução 72
Ecologia dos Ambientes 72
Fisiologia Humana 72
História Geológica 36
Prática de Ensino I (Est. Sup.) 150
Total: 510

6º Semestre
Disciplinas CH
Microbiologia 72
Botânica Econômica 72
Fisiologia Animal 72
Metodologia do Trabalho Científico 72
Paleontologia 72
Prática de Ensino II (Est. Sup.) 150
Total: 512

7º Semestre
Disciplinas CH
Controle de Impacto Ambiental 72
Ecologia Humana 72
Meteorologolia e Climatologia 72
Orientação de T C C 72
Educação Ambiental 72
Saneamento Ambiental 72
Total: 432

____________________________________

Começamos bem, já que logo no primeiro semestre terei Anatomia e Biologia dos Invertebrados. Uma das vontades é seguir pelos caminhos da Entomologia. Mas a paixão pelos artrópodes é dividida com os primatas e cetáceos. Decisões que ainda terei que tomar. Terei, também, alguma dificuldade com física e química, já que o Magistério não reservou essas matérias para o meu aprendizado. Os planos são muitos, mas o primeiro passo já foi dado. Quem suportou cinco anos a contragosto, vai levar os três anos e meio tão deliciosamente esperados tranquilamente. Já tenho até idéias para o trabalho de conclusão de curso, tamanha é a minha felicidade. O que vem pela frente, eu não sei. Em três anos e meio muita coisa pode acontecer. O mundo dará outras voltas. A única certeza que vai no coração dessa loba é que agora, finalmente, vai dar certo. Torçam por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário