12.11.2002

O nome da rosa - Parte II



Depois de muito pensar, Larinha decidiu que o blog seria batizado de Cry Wolf.
Mas por que?
Porque é um nome flexível.
Remete instantaneamente às lágrimas, estas, previsíveis em dias de tempestade. Tem um tom todo melancólico-depressivo, ideal para os dias de eu e meu umbigo. Aqueles dias atordoados, de introspecção. Dias de lobo solitário, perdido no mundo como se a ele não pertencesse, afastado da matilha para recobrar as energias.
Ao mesmo tempo, me vem liberdade à cabeça. De seguir o instinto e uivar para a lua e, claro, lua lembra noite e todas as baladas noturnas, das mais caseiras às mais agitadas, que seguem até o dia clarear. Ou do fazer nada, ficar à toa. Fazer apenas o que der na telha. Daquela vontade louca de sair sem rumo, sentir o vento na cara, abrir os braços e cantar com todo o ar dos pulmões. Pela simples alegria de viver.
Mas Cry Wolf nada mais é do que o uivo dos lobos. O que parece ser um choro, na verdade, é um chamado, e de alegria. Lobos uivam na lua cheia (e não para a lua) porque a noite está mais clara, permitindo que localizem com maior facilidade as suas presas. Saem sozinhos para a caçada, e, através do uivo, chamam os companheiros de matilha, avisando que encontraram comida. (Sim, matilha. Alcatéia é o coletivo de lobos, ou seja, muitos lobos juntos. A família, o grupo, é chamado de matilha. Uma alcatéia pode conter mais de uma matilha.Ou lobos de diferentes matilhas. Coisas da Língua Portuguesa, que só sabe complicar.) O uivo mantém a matilha unida, e os membros dela se reconhecem assim. O alfa macho da matilha inicia, e os demais vão progressivamente juntando suas vozes. Cada lobo tem a sua entonação e um uivo característico, porém há total integração, e, os uivos são tão harmônicos que, agrupados, parecem um único som. O respeito pela individualidade, onde cada um na matilha faz o todo e garante a sobrevivência da espécie.

E assim eu descobri que as muitas "eu" que habitam aqui dentro (a solitária, a selvagem e a companheira de matilha), encaixavam perfeitamente em Cry Wolf.



...to be continued...

Sem comentários:

Enviar um comentário