11.06.2002

Momento Fúria Descontrol - Parte II - O retorno

Senta que lá vem história.

Motivo da fúria?
Reportagem da Revista Planeta desse mês, que me deixou com lágrimas nos olhos.

Nova Catequese - A Morte da Alma Indígena

Estima-se, hoje, a presença de cerca de mil missionários evangélicos na Amazônia (e toda uma equipe), em processo de catequização das populações ribeirinhas e dos nosso índios. Detalhe: todos estrangeiros.
Alegam estar em missão de solidariedade, ensinando hábitos de higiene aos índios (?!?!), alfabetizando, construindo postos de saúde (e muitos templos, também) e propagando a palavra de Deus.
Mas, o pior. Estão em processo de "aculturação" desse povo.
Madonna mia!!!
E desde quando índios não têm alma? Não têm religião? Não têm fé? Não têm cultura!?!?
Uma perfeita lavagem cerebral.
Consta da reportagem que, os índios que se recusam a passar por esse processo, são marginalizados, por vezes até maltratados, até que se convertam. São impedidos de realizarem seus rituais em paz.
E eu me pergunto: Que Deus é esse que não respeita e não ama o próximo!?
Antes de você começar a me retaliar e clicar ali nos comments para soltar o verbo, quero deixar bem claro que respeito todas as religiões e crenças. Sem exceção. Porque, no fundo, todas elas têm o mesmo princípio: Fazer o bem. Fui criada em uma família católica, que só frequentava a igreja em ocasiões especiais. Mas que me deu a base de tudo que eu sou hoje. Me ensinaram, com seus exemplos, a amar o próximo, a fazer o bem, a perdoar e a ter fé. A acreditar em algo. A amar na essência da palavra. E isso, não tem preço. Sempre com a liberdade de escolha.
Agora, fanatismos, excessos e desvio de comportamento, em nome de Seja-lá-quem-for, não me obriguem a aceitar e engolir. Não mesmo. Isso é falsidade. É usar da fé de um ser humano para obter vantagem. Impor uma verdade absoluta que não existe. Violência pura, implícita, mas não deixa de ser violência. E das piores. Inadmissível. Revoltante. Criminoso.
Use sua massa cinzenta.
Qual o objetivo de tudo isso?
A maioria desses missionários sequer tem autorização para atuar em território brasileiro. A Amazônia é a menina dos olhos do planeta. Todo mundo admira. Todo mundo cobiça. E, fica muito mais fácil infiltrar contrabandistas, biopiratas, madeireiros e outros criminosos se a população local for um bando de robôs que repetem cânticos (em inglês!!!) que sequer entendem. Claro, em nome de Deus, o "irmão" sempre será bem-vindo.
E, de pouquinho em pouquinho, vão conquistando um território que a Federação não tem controle. Que nem a própria FUNAI tem controle. Eu ainda não conheço a Amazônia. E fico furiosa só de imaginar, que, caso eu demore para realizar esse sonho, tenha que pegar um visto para entrar em território "internacional".
Calma... não sou revolucionária e não vou invadir a Amazônia com minha Uzzi de Marshmallows pra espantá-los de lá. Eles fazem um excelente trabalho de controle da prostituição, e do alcoolismo/drogas, pra desespero dos que vivem da exploração dessas atividades limítrofes. Isso sim é trabalho religioso. Solidário. HUMANO. Ponto. E só isso. Desmatam para construir templos. Exterminam o tesouro mais precioso que nosso país tem. Estão cortando nossas raízes.
Recentemente, tive o privilégio de conhecer um casal indígena. Não me recordo agora a tribo. Fiquei encantada.
Pessoas simples, humildes e, ao mesmo tempo, tão ricas. E não há dinheiro no mundo que compre essa riqueza. Mas, já que não podem comprá-la, querem destruí-la.
Inquisição, de novo, não. Abaixo o proselitismo. O ser humano tem que evoluir e não regredir. E o começo da evolução é aprender a respeitar o diferente.
Meu coração está pequeno e apertado de imaginar todo o conhecimento e cultura desse povo sendo soterrados por palavras que, mesmo repetidas à exaustão, para eles, não fazem o mínimo sentido. Saber que o destino de uma sociedade tão rica seja ver seus integrantes mendigando nas grandes capitais, correndo o risco de acordarem incendiados por playboyzinhos, que não dão a mínima para os filhos de Cy, porque, além de filhinhos de marajás e políticos influentes, são os superiores filhos de Deus.

É...

"Senhor, perdoai-os.
Eles não sabem o que fazem
."




Sem comentários:

Enviar um comentário