10.18.2002

O primeiro andar

A verdade é a mãe do amor, e todos nós sabemos que não é uma atitude sábia mentir para a mãe de ninguém. De alguma forma, de alguma maneira, mamãe sempre descobre que você está mentindo.
Iyanla Vanzant - Enquanto o amor não vem


Lavando a roupa suja Relacionamentos são como roupa suja. Quanto mais se acumula, mais cheiro ruim. E, o pior, é que esperamos o saco estourar e esparramar tudo pelo chão tornando o cheiro insuportável.

Se você quer jogar, deve saber as regras. Você tem que ter o amor que procura em outra pessoa dentro de você. Você tem que ser o seu melhor amigo e confidente. Seja capaz de se apaixonar por você mesmo. Se não o fizer, porque espera que alguém o faça por você? Especificar o que se procura. O erro mora aí. Saímos desesperadamente à procura de algo que não sabemos o que é. E, se não sabe o que procura, como saberá quando encontrar?!?

A escalada é árdua e poucos alcançam o topo, porque se sentem fracos diante das dificuldades que aparecem no caminho. Por isso se faz necessária a injeção diária do soro da verdade, em pequenas doses. Para não nos perdemos no caminho. É necessário entender sem névoas o que está acontecendo. Nenhuma verdade é eterna ou absoluta, mas ela muda de endereço. Ela é própria, pessoal. A minha verdade pode não ser a mesma dos que me cercam. Mas não deixa de ser verdade. Assim como a dos outros. O importante é permitir-se entender cada verdade, abrir-se para ouvir a verdade alheia com amor, aceitá-la com o coração e compartilhar verdades em busca da cura.

É somente a partir da disposição para falar a verdade e saber a verdade que podemos construir um relacionamento amoroso firme e duradouro com nós mesmos e com os outros. Qualquer coisa diferente disso não é amor. É medo.

A ausência da verdade pode fazer nossa auto-estima despencar direto para o porão. Quando o jogo é limpo, cada qual assume a sua parcela de responsabilidade (tanto em erros quanto em acertos) e tudo se torna mais fácil. Desejos, soluções e decisões.

Ninguém vive sozinho, ilhado. Interagimos com um sem número de pessoas, que passam pelas mais diferentes experiências na vida. Muitas delas semelhantes ao nosso momento. E cada uma toma a decisão que considera mais acertada para aquele instante. Com base nisso, determina-se o que queremos para a nossa própria vida. Trilhar os mesmos caminhos? Ir por atalhos? Ou desbravar lugares nunca antes explorados? Uma boa dose de coragem, determinação e disposição são essenciais.

Limpando a geladeiraAs palavras podem acalmar nossa mente por algum tempo, mas, quando existe uma crise, a mente precisa de ação.

Não adianta adiar algo que tem que ser feito. Quanto mais tempo se leva, mais difícil. Como a limpeza de uma geladeira. Os sentimentos, assim como os alimentos, se deterioram. O amor só existe onde é bem-vindo. Ele só entra se for convidado. Mas não pode trabalhar em confronto com negação, desonestidade, medo. Dois sentimentos tão ambíguos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço. É fisicamente impossível.

Olho em volta e me vejo já no segundo andar. Não quero regredir, quero continuar subindo até o sótão, demore o tempo que for necessário. Não vou permitir que sentimentos lindos se deteriorem, estraguem, por falta de ação. Já que tem que ser feito, que seja agora. Adiar pode trazer consequências irreversíveis e dolorosas. E isso é a última coisa que quero.

Devemos aprender a escutar o que as pessoas fazem, não o que dizem. Atos dizem muito mais que palavras. Palavras geram falsas expectativas e acabamos por depositar no outro a responsabilidade pela nossa felicidade (mais uma vez). Nem sempre as pessoas estão prontas para fazer o que acreditamos que elas sejam capazes. O meio tempo de cada um é indeterminado.

Amar incondicionalmente também quer dizer aceitar a verdade do outro. Entender e aceitar que cada um pode escolher o caminho pessoal a trilhar. Manter o seu eixo, o equilíbrio, sem desviar-se do seu caminho não significa que você não pode amar alguém que trilha caminho diverso do seu. Duas flores não desabrocham ao mesmo tempo. Cada qual tem seu ritmo. E, aqui, entra o amor que respeita.

Faz parte da natureza humana querer alguma coisa e ao mesmo tempo ter medo de conseguí-la. Reconhecê-los, encará-los e liberá-los é que costuma ser o grande problema. E tudo é uma questão de auto-conhecimento. Então, chega de sabotar sentimentos. É hora de vivê-los. Porque eu me surpreendi, e o amor chegou. Simples assim.

Sem comentários:

Enviar um comentário