10.23.2002

Cenas do Cotidiano

Sala nova, duas da tarde.

Uma máquina de café expresso sobre a mesa.
Monstruosa.
Amarela.
Assustadora.
Cheia de botões.

Nas mãos dessa que vos escreve, um manual mais parecido com manuscritos recém-saídos de uma escavação arqueológica.
Caindo aos pedaços.
Inscrições em italiano, grego, japonês, alemão, hebraico, árabe, egípcio, braile e esperanto.
Menos em português.

Um senhor de terno e gravata olhando o monstro por todos os lados, tentando encaixar o potinho com o pó de café no orifício a ele destinado, apertando botões, colocando as xícaras chi-quér-ri-mas com o logo do MP no local por onde deveria sair a água tingida, quente e perfumada.

Um outro senhor de terno e gravata observando, relativamente próximo, comentando o quanto a sala está de primeiro mundo.

*Tentativa 1 *

Máquina ligada. Alguns (leia-se muitos) minutos depois. E nada.
Três interrogações olhando pra danada da máquina.

*Tentativa 2*
*Me*, com o manual na mão - Doutor, tem que encaixar o negocinho do pó de café direitinho. E depois esperar a máquina esquentar a água. A água tem que circular. E girar aquele botão ali do lado, pra que isso aconteça.
Dr. 1 - Não, Helô. Pode deixar. É só encaixar aqui e ligar que já sai café. (apertando tudo que é botão, checando o recipiente para água)
Dr. 2 - Escuta a menina, ela tá lendo o manual.
Dr. 1 - Não. Tem que funcionar. Tá vendo, Dr. 2? É só encaixar isso aqui e...

*S*P*L*O*T*C*H*


E voa borra de café para tudo quanto é lado. A água quente começa a sair, transbordando pelo recipiente que, em tese, deveria segurar os pingos. Dois senhores de terno e gravata todos respingados de café. E *Me* rindo.

Bagunça devidamente reorganizada, chão limpo, mesa limpa, lá vamos nós.

*Tentativa 3*

*Me* - Posso tentar, Dr?
Dr. 1 - Vamos ver se você dá sorte, Helô. Acho que a máquina está com defeito. Acho que você vai ter que ligar lá na Assistência técnica.
*Me*, colocando pó no recipiente, encaixando-o conforme o manual recomendou, liberando um pouco de vapor pela mangueira, posicionando as xícaras, ligando o botão.

...Shhhhhhhhhh.. (café saindo).

*Me*, satisfeita e orgulhosa, com cara de "Não falei que era simples?".

Dr. 1 e Dr. 2 se entreolhando, tentando descobrir onde erraram, se deliciando com o café quentinho e cremoso que acabara de sair da máquina.

E isso que eu nem gosto de café.
Mas amanhã já trago a minha canequinha predileta e um monte de chazinhos.
Afinal, *E*U* dominei a fera.
E viva eu.




Sem comentários:

Enviar um comentário