Já que o assunto de hoje girou sobre cães, vamos ao momento solidariedade.
Projeto Cão do Idoso
Desenvolvido na cidade de São Paulo, em agosto de 2000, com a finalidade de promover a Terapia Assistida por Animais ( Animal Assisted Therapy - AAT) de forma filantrópica e 100% voluntário, o Projeto Cão do Idoso foi implantado visando contribuir com as casas de repouso e abrigos de idosos, já que esta é uma das maiores classes de pessoas abandonadas em nosso país, cumprindo e resgatando o princípio da responsabilidade social e pessoal do indivíduo.
Este programa tem como objetivo atender os idosos em suas mais diversas necessidades, sejam elas emocionais, mentais, físicas e sociais. A Terapia Assistida por Animais é aplicada em tratamentos variados e tem apresentado resultados positivos em todas áreas onde é utilizada.
Mais especificamente com os idosos, temos testemunhado muitos aspectos positivos gerados no desenvolvimento do tratamento, quanto a um aumento visível dos canais de percepção do idoso, fazendo com que ele se torne mais receptivo ao meio que vive.
Clique aqui e conheça os benefícios da terapia.
O projeto tem o acompanhamento de profissionais relacionados à área, como: veterinários e psicólogos, também conta com colaboradores que exercem outras funções que se incorporam ao programa dando a ele maior credibilidade, confiança e diversidade.
O Projeto Cão do Idoso conta hoje com cerca de 30 colaboradores e atende 115 idosos, tem como estratégia e perspectiva a divulgação da informação e aplicação dos princípios da Terapia Assistida por Animais, através da implantação de núcleos similares em todo território nacional.
Acreditamos que a seriedade desse trabalho e a forma de como ele tem sido desenvolvido e aceito pelas pessoas, implicará diretamente na adoção de Projetos similares por muitos voluntários e setores que reconhecem a eficácia desse tipo de tratamento.
Depois de analisar todas as diretivas da Terapia Assitida por Animais, que constam desse site, e você quiser começar um projeto similar recomendamos observar os seguintes pontos:
O programa pode ser desenvolvido em Casas de Saúde ou Repouso de Idosos, particulares ou do governo
É necessária uma análise do local bem como do perfil de seus moradores
A higiene e tratos devem ser considerados
Avalie o número de partcipantes necessários e como será a atuação na entidade escolhida
Atente para todos os detalhes envolvidos da TAA sendo responsável e tendo muito respeito
Estude o assunto, entenda e compreenda as variáveis e todas implicações envolvidas
Só comece o projeto depois de ponderar muito sobre todos os apectos
O Projeto Cão do Idoso objetivando divulgar a TAA está a disposição para maiores esclarecimentos.

Poizé... e pra ajudar o Projeto, eles estão vendendo calendários para 2003 com fotos dos velhinhos com os cães voluntários. Eu já encomendei os meus. Pq vc não faz o mesmo? Ótima sugestão de presente original, útil, solidário e barato para o final de ano.
Uma pena a Nikita ser tão estabanada. Senão ela seria a estrela do próximo calendário.
Sem comentários:
Enviar um comentário